José Gallisa

 

 

 

 

 

O baixo José Gallisa nasceu em Ouro Preto e
estudou violoncelo, após freqüentar a Universidade Federal de Minas Gerais. Transferiu-se para São Paulo, fazendo parte dos Corpos Estáveis do Teatro Municipal de São Paulo.  Através da “Bolsa Virtuose”,  estudou por cinco anos em Londres, na Royal Academy of Music no curso de Pós Graduação e teve como professor, entre outros, Glenville Hargreaves, atendendo a Master Classes com Robert Loyd, Richard Van Allan, Thomas Allen e Willard White.


No Teatro Municipal de São Paulo, Gallisa interpretou Il Re em Aida, Nourabad em LES PECHEURS de Perles, Il Commendatore em Don Giovanni, Reinmar em Tannhäuser, Tom Un Ballo in MASCERA e Montano em Otelo, de pistola em Falstaff Il Dottore e em La Traviata, sendo também vencedor do I Concurso Nacional de Canto Lírico, ministrado pela então FUNARTE/MEC.


Em Londres José Gallisa cantou Lothario e Radamisto nos  22º e 23º Handel’s Opera Festival,  sob a regência de Dannys Darlow e depois Bartolo em As Bodas de Fígaro sob a regência de Sir Colin Davies.  Cantou também  no Festival de Ópera em Dubai, Amahl e os Visitantes da Noite, participou  em turnê aos EUA com a London City Opera como  Zuniga em Carmen. No Festival do Amazonas, cantou papéis tais como, Il Comte des Grieux, em Manon e Fafner em Siegfried.


2004-2007 José Gallisa cantou alternadamente no Rio de Janeiro, São Paulo entre outros. Sarastro na produção de abertura da temporada de ópera no Rio de Janeiro, em seguida, em San Diego Opera, Il Re em Aida, o arauto de Lohengrin, e Alidoro de La Cenerentola no Festival Internacional da Amazônia,  Sparfucile para o Teatro Municipal de Ribeirão Preto e o Velho Hebreu em Sanson et Dalila na San Diego Opera.


José Gallisa estreou em 2008 na Alemanha e como membro do Teatro de Bremen, interpretou  Zacharias em Nabucco, Maometto II, Oroveso em NORMA, Sarastro em A Flauta Mágica, Ramfis em AIDA, entre outros. Nas temporadas 2009/2011 José Gallisa atuou como Commendatore em Don Giovanni, Príncipe Gremin em Eugene Onegin, Timur em Turandot e Baldassare em La Favorita de Donizetti e Ludovico, em OTHELLO para o  Teatro Estadual de Giessen.


Para o Teatro Estadual de Mainz, estreou como Samuel em Un ballo in Maschera, Collatinus em The Rape of Lucrecia, Don Alfonso em Cosi fan tutte, Banquo em Macbeth e Fürst Gremin em Eugene Onegin.
Futuros engajamentos  para o Teatro de Mainz incluem Mefistofele em Mefistofele de Boito e Commendatore em Don Giovanni.

Português